Comer dez porções de frutas e verduras por dia reduz o risco de morte prematura


Comer 800 gramas de frutas e verduras por dia reduz em 31% o risco de morte prematura, segundo sugere uma revisão sistemática de quase cem estudos científicos, envolvendo um total de dois milhões de pessoas.
O novo trabalho, tornado público na última quinta-feira (23), conclui que a ingestão de 800 gramas diários esteja associado a uma redução de 24% no risco de cardiopatias, 33% de derrame, 28% de doenças cardiovasculares e 13% de câncer. O estudo calcula os riscos em comparação com não comer habitualmente frutas e verduras.
O trabalho, liderado pelo epidemiologista norueguês Dagfinn Aune, recomenda o consumo diário de 10 porções de 80 gramas de frutas e verduras. Em seus exemplos, uma porção seria uma banana pequena. Três colheres de sopa de vegetais cozidos —como espinafre, ervilhas, brócolis ou couve-flor— também constituem uma porção.
Alimentos – “Podemos dizer que maçãs, peras, frutas cítricas, verduras de folha [alface, espinafre…] e crucíferas [brócolis, couve-flor, nabos…] estão associados a um menor risco de doença cardiovascular e mortalidade prematura, enquanto as amarelas e verdes [abóbora, cenoura, abobrinha, tomate…] e de novo as crucíferas estão associadas a um menor risco de câncer em geral”, explica Aune.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!