Moradores da zona oeste de Itabuna vivem expectativa de melhor qualidade de vida



Buracos? Lama? Poeira? Todos esses problemas estão com os dias contados na vida de moradores da zona oeste de Itabuna. Para tanto, as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II), implementado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna, que beneficiam diretamente os bairros Lomanto Júnior, Nova Itabuna, Jorge Amado, Campo Formoso, Sinval Palmeira, Santa Catarina e Maria Matos (Rua de Palha), estão a todo vapor e, em alguns bairros, já superam 90% de execução do projeto.
Iniciados em 2015, os serviços de esgotamento sanitário, terraplanagem, implantação de meios-fios, construção de estações elevatórias e pavimentação asfáltica estão sendo executados pelo Consórcio Itabuna, composto pelas empresas Papini Empreendimentos e Construções e Labore Serviços e Construções.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o valor total da obra na zona oeste está orçado em cerca de 29,5 milhões de reais, oriundos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II. Como contrapartida necessária à execução do projeto, a Prefeitura de Itabuna realiza investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Para o secretário, o engenheiro Francisco França, a obra se configura numa importante ação em prol do desenvolvimento da cidade.
O engenheiro Tiago Chaves, responsável pela obra, ressalta que a execução do projeto está diretamente relacionada às condições climáticas. Segundo ele, alguns bairros como o Lomanto Junior e o Santa Catarina que ainda não receberam equipe de trabalho estão incluídos no roteiro das obras.  “Nesses bairros, nós já realizamos o reconhecimento da área, bem como o mapeamento para que possamos dar início às atividades”, conclui.
Regularização fundiária
O Projeto de Urbanização dos bairros da zona oeste de Itabuna é parte integrante do convênio 352694-24/2011, que contempla as ações estruturais e abrange ainda todo um trabalho social que consiste em integrar essa região da cidade aos pontos considerados centrais, abrindo fronteiras e promovendo acessibilidade. Paralelo a isso, o convênio compreende outro ponto capital na garantia dos direitos fundamentais que é a regularização fundiária.
Para as famílias, tais medidas dão esperança num futuro mais digno e próspero, com a melhoria na qualidade de vida e expectativa de crescimento econômico. “Quando terminada, essa obra vai melhorar nosso lazer e nosso comércio”, opina Carlos Fernandes Souza, morador do bairro Campo Formoso, onde o consócio está finalizando a implantação de meios-fios para posteriormente realizar a pavimentação asfáltica.
________________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Wilson Júnior
Foto: Waldir Gomes
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!