Programa de Recuperação Asfáltica reinicia Tapa-Buracos no centro de Itabuna



Já está em andamento o Programa de Recuperação Asfáltica que a Prefeitura de Itabuna implementou visando promover a melhoria da malha viária do município, que há muito vem sofrendo desgaste devido às chuvas e, principalmente, ao descaso e à falta de manutenção e conservação nos últimos quatro anos. Iniciado no último mês de janeiro e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o programa está melhorando as condições de tráfego nas principais ruas e avenidas do centro e dos bairros da cidade.
Mobilizando uma equipe formada por 20 homens e utilizando três caminhões trunques, motoniveladora (cavadeira) e pactuador, a Sedur iniciou na quinta-feira (16) uma nova etapa do programa com a operação tapa-buracos na Avenida Ilhéus, centro da cidade, em direção à Avenida Bionor Rebouças, que da acesso aos bairros Antique, Caixa D’Água, São Roque, Monte Cristo e Santa Inês. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França, as ações serão extensivas a todo o centro e aos bairros da cidade, obedecendo a um cronograma pré-estabelecido.
O trabalho tem agradado transeuntes, comerciantes, motoristas e motociclistas devido à melhoria do fluxo de veículos e a mobilidade de pedestres e moradores das regiões onde o Programa de Recuperação Asfáltica está alcançando. O morador da Avenida Ilhéus, Manoel Alves de Oliveira, comentou sobre o grande número de acidentes que ocorrem no local por conta das imperfeições da via. “A operação realizada pela prefeitura é importante, pois o fim dos buracos no asfalto melhora o trânsito”, disse.
Segundo o comerciante, José Carlos, em horários de pico os buracos da avenida complicam a mobilidade dos ônibus, carros e motos, prejudicando a população. “As avenidas Ilhéus e Bionor Rebouças são duas das principais vias de ligação entre zonas importantes da cidade e essa melhoria é benéfica a todos”, ressalta o comerciante, que utiliza moto na entrega de água e gás.
Outros serviços
Além da recuperação asfáltica, outros serviços que visam melhorar a vida da população estão em andamento. Na Avenida Ilhéus foi feita uma limpeza em canteiros e meios-fios ainda no mês de janeiro. Para o aposentado Marcos Antônio, morador do bairro Alto Maron, a atuação do poder público transmite tranquilidade e otimismo a todos que moram nas imediações da Avenida Ilhéus. “A melhora foi de 100%, principalmente porque além de recuperar o asfalto, foi feita a limpeza nos matos dos canteiros”, afirmou.

A Sedur também já realizou uma série de trabalhos de terraplanagem pelos bairros: Vila Anália, São Roque, Jardim Italamar, Nova Califórnia, Califórnia, Parque Boa Vista, Nova Itabuna, Lomanto Júnior e Parque Santa Clara, onde algumas ruas receberam benefícios de encascalhamento.
________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Joselito Reis / Wilson Júnior
Foto: Valdir Gomes
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!