Diabetes: 14 alimentos que você deve ingerir e 11 que deve excluir


Falar em diabetes nem sempre implica falar em estilo de vida. Embora a diabetes tipo 2 seja a mais comum em todo o mundo (a que está diretamente relacionada a má alimentação e sedentarismo), existem outros tipos de diabetes que nada têm a ver com as escolhas diárias.

É o caso da diabetes tipo 1 (ou diabetes insulino-dependente), que é a mais rara e tem uma maior incidência entre crianças e jovens. Esta doença auto-imune ainda não tem cura.
Mas falar em diabetes implica falar também na diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e que pode afetar até as mulheres que não tinham qualquer indício da doença antes de ficarem grávidas. Este tipo de diabetes tende a desaparecer, mas, quando não tratado devidamente, pode impulsionar o aparecimento de diabetes tipo 2.
Prestar atenção aos sinais de pré-diabetes é a melhor forma de evitar uma progressão da doença. A prevenção da Diabetes (ou do diagnóstico final de diabetes) passa pelo controle do peso, que deve se manter num nível saudável e sem que apresente grandes acúmulos de gordura, especialmente na região abdominal.
Deste modo, como destaca o site Eat This, Not That!, a alimentação assume um papel fundamental não só na prevenção como no tratamento da doença, evitando alterações drásticas dos níveis de insulina e possíveis doenças associadas à diabetes, como a cegueira e a obesidade.
Evitar alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras ou que tenham sido amplamente processados é um dos primeiros passos. Depois, é preciso que escolher os alimentos que mais ajudam a controlar o apetite e os níveis de açúcar do sangue, fornecendo ainda um vasto leque de nutrientes que reforçam o sistema imunológico.
Clique nas imagens acima e conheça os alimentos permitidos e aqueles que devem ser evitados pelas pessoas com diabetes. Contudo, é importante salientar que o impacto dos alimentos varia de organismo para organismo e que, por isso, é sempre importante procurar acompanhamento médico e nutricional, pois só assim se saberá quais são as opções mais indicadas para cada caso. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!