technology

tv tribuna

recent posts

tv
tv

CACIQUE BABAU RECEBE HOMENAGEM NO RIO DE JANEIRO


O cacique Babau deixou a Serra do Padeiro, no sul da Bahia, para receber a 29º medalha Chico Mendes de Resistência. Por recomendação da OAB-RJ, o grupo Tortura Nunca Mais prestou a homenagem, em cerimônia realizada no último dia 3, na cidade do Rio de Janeiro.

Após receber a medalha, o cacique discursou. Primeiro, agradeceu o gesto de solidariedade ao povo tupinambá da Mata Atlântica do Sul da Bahia e lembrou da importância de Chico Mendes como protetor das florestas. Também destacou a relevância da oportunidade para manifestar a reivindicação pela terra que ele e os seus parentes consideram sagrada.

“Quando a Coroa Portuguesa invadiu nosso país e se encontrou com os tupinambás que não concordaram com a invasão”, narrou o cacique, “criaram uma lei”. ‘O tupinambá é inimigo da Coroa Portuguesa. Mate-o! Elimine-o, porque ele é nosso inimigo'”.

Segundo ele, o governo brasileiro ainda reafirma a ordem colonial “em cada ação, em cada ataque que faz a cada índio desse país. Não devolve nossas terras e manda matar nossos filhos e nossos líderes. Essa lei da Coroa Portuguesa não foi revogada. Mas ela vai ter que ser revogada nem que seja na marra, porque ninguém aguenta!”.

O auditório aplaudiu, e Babau retomou o discurso com uma pergunta:

– Quem é que suporta ver uma criança nascer, crescer e não saber o que é paz? Sabe que tem que correr, por causa de um ataque do branco para tomar suas terras e queimar suas casas. Quando revida, vem a polícia para enrabar mais pra longe. Helicóptero sobre as casas, violência extrema e fome nas comunidades.

No fim do pronunciamento, o índio da Serra do Padeiro afirmou que os ataques contra os primeiros povos dessa terra vão além do corpo. “Querem nos matar intelectualmente! Querem matar nossas memórias, nossas crenças e religiosidade. De todas as formas nós somos atacados nesse país”.