Coordenadores e diretores da Saúde destacam importância do Prosi/Hiperdia em Itabuna


A busca pela união e uma participação mais efetiva dos profissionais da saúde pública em Itabuna, visando o fortalecimento da rede de cuidado aos portadores de diabetes, hipertensão e pacientes idosos assistidos pelo município, levou as coordenações dos programas Prosi/Hiperdia a se reunirem na última terça-feira (11), num encontro considerado muito proveitoso pelos organizadores.
O evento durante todo o dia, aconteceu no auditório da Asdita, anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia com a participação dos médicos e enfermeiros dos quatro módulos, as diretorias da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade e do Núcleo de Educação Permanente (NEP)  e serviu para destacar a importância do Centro de Referência à Saúde do Idoso, do portador de hipertensão e diabetes (Prosi/Hiperdia)  na rotina de cada paciente, e mostrar  também como funciona cada programa.
“Estamos em fase de construção do Protocolo do Hiperdia em Itabuna e é fundamental a participação de todos no processo para garantir uma ampla e melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, frisou a coordenadora do Hiperdia, Poliana Del Pomo Góis.
         Ela informou que o município conta com mais de 2.100 pacientes cadastrados, (sendo 1500 no Programas Hiperdia e 600 no Prosi), atendidos regularmente por uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, cardiologista, endocrinologista, farmacêutico, fisioterapêutico, nutricionista, psicólogo, enfermeiros e técnicos.
Perfil do paciente
Poliana aproveitou para falar sobre os benefícios do Hiperdia, que inclusive distribui medicamentos gratuitos aos cadastrados.  “Além disso, o programa executado em nível municipal permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população de Itabuna”.
Já a coordenadora do Centro de Referência Municipal de Atenção a Saúde do Idoso (Prosi), Larissa Morgana Carvalho, falou sobre o programa que atende pacientes com doença de parkinson, alzheimer e osteoporose, com serviço especializado na saúde do idoso. “O programa tem a missão de atender o paciente que necessita de atenção na área de geriatria por uma equipe interdisciplinar, visando garantir a manutenção e recuperação da sua saúde física, mental e funcional, mantendo-o socialmente ativo e dentro do contexto familiar”.
Os programas funcionam na sede da Asdita, anexa à UBS Izolina Guimarães, no Zildolândia e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 16:30horas.
___________________________
Prefeitura de Itabuna
Diretoria de Comunicação Social
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!