Retaliação a Renan: Temer vai negociar direto com senadores do PMDB


A relação entre Michel Temer e Renan Calheiros piorou nas últimas semanas e os dois romperam politicamente após desavenças. A partir de agora, como forma de retaliação ao líder do PMDB no Senado, o presidente Temer passou a negociar cargos e matérias do Congresso Nacional diretamente com senadores do PMDB.
Segundo a colunista Andreia Sadi, do G1, o atrito entre os dois piorou após reiteradas críticas do senador alagoano ao governo federal, principalmente, na área econômica. Calheiros participou nesta terça-feira (4) de um jantar na casa da senadora Katia Abreu (PMDB-TO) e usou o encontro para fazer novas críticas ao presidente da República. Integrantes do governo Temer avaliam que o presidente do Senado tem "esticado a corda", o que praticamente inviabiliza uma recomposição com o Planalto.
A publicação destaca que, em meio aos embates, o governo considera que Renan tem um pequeno grupo de peemedebistas lhe apoiando, entre eles os senadores Katia Abreu, Roberto Requião (PR), Rose de Freitas (ES), Helio José (DF) e Valdir Raupp (RO).
O Planalto julga que Kátia Abreu e Roberto Requião sejam "perdidos", sem brecha para negociação. Já os demais, nas palavras de um auxiliar de Temer, "usam a guerra pessoal de Renan para serem atendidos". Ou seja, buscam cargos em troca de fidelidade ao governo.
Diante deste cenário, uma estratégias do governo será a negociação no "varejo", afirma a colunista Andreia Sadi.
Além disso, apostar no desgaste político de Renan com os desdobramentos da Lava Jato é uma das medidas do governo Temer.
Um ministro do governo acredita que a combinação do avanço das investigações e a derrubada do sigilo das delações da Odebrecht vai isolar o senador na bancada. "É como aconteceu com Eduardo Cunha. Vai chegar uma hora em que os próprios senadores vão se afastar, não vão querer sair na foto com ele", afirmou o auxiliar ouvido pela publicação
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!