Detran-BA inicia emissão de CNH com QR Code para evitar fraudes


A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) passou a ser monitorada, nesta semana, pelo sistema QR Code, com o intuito de evitar falsificação do documento.
Agora a CNH possui, em seu verso, um código de barras bidimensional, onde ficam armazenados os dados do condutor, inclusive foto, sem custo adicional. As informações podem ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e por dispositivos com software apropriado. Carteiras de habilitação antigas, dentro da validade, não precisam ser trocadas.
A medida cumpre determinação da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo país, a partir, deste mês. A novidade aumenta a segurança na fiscalização do Detran, durante a realização de blitz.
O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, explicou melhor a medida. “Hoje, enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, o documento estará conectado ao Registro Nacional dos Condutores Habilitados, o Renach, sem a necessidade de digitar informações, o que vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!