technology

tv tribuna

recent posts

tv
tv

DOAR SANGUE É UM ATO DE AMOR A VIDA. E SE FOSSE VOCÊ?



Preocupados com o déficit mensal de mais de 300 bolsas no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, os estudantes do 8ª e 10ª semestre do curso de direito da Unime promovem campanha para incentivar a doação de sangue. Os acadêmicos de direito ressaltam sobre a importância da doação: "O sangue doado é usado para assegurar um direito primordial, o direito à vida. Sua atitude em doar sangue é a esperança de muitos pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Como não há substituto para o doador, ele é especial. É preciso que pessoas saudáveis doem regularmente. Cada doador pode salvar até quatro vidas, esse deve ser um motivo de alegria para quem doa sangue e um incentivo para que gesto tão grandioso venha a tornar-se um hábito, o de salvar vidas."
A doação de sangue
              A coleta é feita por pessoal capacitado, sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo material é descatável.
              Na coleta é retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador, ele é reposto rapidamente com ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue segue para exames laboratorias e somente após os resultados, o sangue será liberado para transfusão.
Para doar é necessário:
               Estar em boas condições de saúde.
               Ter entre 18 e 65 anos.
                Pesar acima de 50 quilos
               Vir alimentado, evitar alimentação pesada.
               Ter dormido 6hs nas últimas 24hs.
               Trazer documento de identidade com foto (RG, CNH e CPF).

A campanha começará no dia 1º de junho e a doação pode ser feita no Banco de Sangue da Santa Casa em Itabuna das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e até meio-dia aos sábados.