ITAPÉ: PREFEITURA VIABILIZA PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA


A Prefeitura Municipal de Itapé, por meio do prefeito Naeliton Rosa Pinto e através da diretoria de Agricultura, segue viabilizando o programa de Regularização Fundiária de terras publicas, rurais e devolutas ocupadas e beneficiadas por agricultores.
O programa tem a duração de 12 meses e visa estimular o desenvolvimento rural, através do acesso ao crédito e políticas públicas, propiciar melhores condições de trabalho e renda no campo, bem como promover a cidadania, autonomia e a dignidade do homem na zona rural.
De acordo com o diretor, Diego Felisardo, os proprietários devem participar do mutirão de cadastramento, que seguem sendo realizado durante todas as terças-feiras, sempre na câmara de vereadores de Itapé. Até abril foram realizados 60 cadastros.
OUTROS PROGRAMAS IMPORTANTES
A Prefeitura Municipal também planeja novas ações importante para a Agricultura familiar do município como:
 *Implantação do SEMAF – Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar – que tem como finalidade garantir a oferta de serviços de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) gratuito.
*Implantação do PROMER – Projeto de Mecanização Rural, que visa preparar as terras dos (as)  agricultores (as) familiares para o plantio das principais culturas agrícolas da região, aumentando a área plantada e a produtividade, possibilitar a colheita mecanizada de alguns produtos –  elevando o consumo e a renda das famílias e o PIB municipal, assim como fazer a limpeza e a construção de aguadas e barreiros no município, ampliando o estoque e a disponibilidade de água de apoio a produção e segurança hídrica nas propriedades e comunidades rurais, buscando também a Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais com o objetivo de dinamizar a produção da agricultura familiar, por meio da distribuição de mudas para diversificação, ampliação e qualificação da produção agricultura familiar.
*Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e Elaboração de Projetos para o Bahia Produtiva e criação de diversos Conselhos como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente entre outros.
Para o prefeito Naeliton, os programas vão atender o cotidiano do produtor rural, de forma que possa interagir e integrar a família do agricultor em seu ambiente, atendendo suas necessidades como cidadão e preservando as gerações futuras.
“Precisamos criar mecanismos para podermos transformar e levar mais qualidade de vida a toda a comunidade, seja rural ou urbana. Para isso, vamos criar novas associações e cooperativas para o desenvolvimento de ações, projetos, subprodutos e programas” acrescentou, o prefeito.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!