Rui Costa versus ACM Neto


Marco Wense
A oposição ao governo Rui Costa (PT), liderada pelo prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM), torce para que o chefe do Executivo esteja na lista de inquéritos que o STJ pretende abrir contra governadores.
O Superior Tribunal de Justiça, depois da decisão do STF de que a corte não precisa mais de autorização prévia das Assembleias estaduais para promover abertura de ação penal contra governadores, ficou mais forte.
O ministro Og Fernandes tem razão quando diz que a decisão da Corte Máxima confere ao STJ um “protagonismo ainda maior na cena política-jurídica brasileira”.
O oposicionismo, coadjuvado pelo PMDB dos irmãos Vieira Lima e o PSDB dos deputados João Gualberto, Jutahy Júnior e Antônio Imbassahy, sabe que precisa de um fato que crie obstáculos à reeleição do petista.
O problema do DEM da Bahia é o mesmo que do PT nacional. Ou seja, os democratas só têm ACM Neto como nome eleitoralmente competitivo. O mesmo acontece em relação ao petismo com o ex-presidente Lula.
Há um consenso na oposição de que é preciso algo no campo jurídico que possa “sujar” o político. Tem até quem diga que Rui, se sair ileso desse lamaçal que toma conta do país, pode liquidar a fatura logo no primeiro turno.
Não à toa que os adversários do governador começam a dar os primeiros passos em direção a um plano B em caso de desistência de ACM Neto.
A tábua de salvação seria o senador Otto Alencar, cuja candidatura já conta com o apoio entusiasmado do deputado Ângelo Coronel, presidente do Parlamento estadual e muito próximo do alcaide de Salvador.
A cúpula do PT, sob o comando de Everaldo Anunciação, acha que toda essa movimentação em torno de Otto, que é do PSD, legenda aliada, é somente para tumultuar e criar intrigas na base governista.
Só resta esperar. A política, como dizia Magalhães Pinto, “é como uma nuvem, você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!