Secretaria e Conselho de Saúde programam Conferência de Saúde da Mulher em Itabuna


A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna já definiram a programação para a plenária preparatória à 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que acontecerá no segundo semestre deste ano em Brasília. As etapas municipais e conferências livres já estão acontecendo nos municípios. Em Itabuna, será no próximo dia 8, das 8 às 13 horas, no auditório da FTC, quando serão discutidas e apresentadas propostas quanto a políticas públicas para mulheres e eleger os delegados representantes.
Podem e devem participar do evento juventude, mulheres negras, catadoras, domésticas, enfermeiras, mulheres com deficiências ou com o vírus HIV/AIDS, etc, além de homens também.  A comissão organizadora explica que essa etapa tem o objetivo de debater eixos temáticos como “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres”; “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”; “Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e “Políticas públicas para as mulheres e a participação social”.
A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias São Mateus, destacou a importância da conferência de saúde da mulher, que tem como tema este ano “Saúde das Mulheres: desafios para integralidade com equidade”, pela necessidade da participação popular e da sociedade como um todo. “É importante à busca e o fortalecimento de ações capazes de eliminar ou minimizar a violência contra a mulher, considerada pelo Ministério da Saúde, como uma questão de saúde pública”, argumenta.
Lísias destaca o papel e a importância das mulheres na sociedade, no lar, no trabalho, sem esquecer que elas enfrentam muitos problemas, em sua maioria, agravados pela sobrecarga pelo trabalho doméstico/profissional, pela discriminação, e ainda por questões variáveis como pobreza, raça, etc.
“Se a mulher vive mais do que o homem, também adoece mais, por isso o município faz questão de garantir importantes programas como o de Saúde da Mulher e o Planejamento Familiar que funcionam plenamente nas Unidades de Saúde do Município”, disse a secretária de Saúde. Nas conferências municipais não são eleitos delegados, mas podem indicar representantes e suplentes.
_______________________________________
Prefeitura de Itabuna
Assessoria de Comunicação Social
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!