Deputada Ângela Sousa registra aniversário de Ilhéus na Alba.


Os 483 anos de fundação do município de Ilhéus, transcorridos no dia 28 de junho, foram registrados nos anais da Assembleia Legislativa pela deputada Ângela Sousa (PSD). Em moção de congratulações protocolada junto à Mesa Diretora da Casa, a parlamentar destacou a importância da data para ela, que é natural de Ilhéus.
“Nesta data tão significativa, congratulo-me com cada ilheense. A nossa cidade é muito importante, inclusive sua história confunde-se em grande parte com a própria história do Brasil. Fico muito feliz por ter a confiança de toda a população e cada vez mais me dedico para colaborar sempre com o progresso desse querido município”, afirmou Ângela Sousa.

Localizado a 446 km da capital baiana, o município possui uma população de, aproximadamente, 185 mil habitantes. Considerada a capital turística da Costa do Cacau, Ilhéus é repleta de pontos turísticos, dentre eles patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e até povoados que, aliados às suas belíssimas praias, formam um potencial turístico-cultural formidável.
Ainda de acordo com o documento apresentado pela deputada, a cidade de Ilhéus permaneceu como uma pequena vila de pescadores até meados do século XVIII, quando começaram a ser trazidas as primeiras mudas de cacau da região amazônica. “A partir desse momento, a história do lugar não poderia ser mais contada sem uma referência ao fruto dourado”, contou Ângela na moção.
Segundo a parlamentar, Ilhéus cresceu estimulada pela cultura do cacau e, no ano de 1881, foi elevada à condição de cidade. A partir do início do século XX, prédios imponentes começaram a ser erguidos, a exemplo do Palácio Marquês de Paranaguá e da sede da Associação Comercial, ambos na hoje denominada Praça J.J. Seabra.
“O cacau assegurou não somente o desenvolvimento e a pujança do município durante muitos anos, como também sustentou o fortalecimento econômico da Bahia no século passado. A cultura chegou a ser responsável por 70% do que o Estado arrecadava em ICMS”, lembrou Ângela Sousa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!