Prefeitura de Ibicaraí promove Projeto Ação Rural no Assentamento Vila Izabel, no distrito do Cajueiro





Foi realizado durante toda a manhã de ontem, quarta-feira, 31, na escola Luiz Inácio Lula da Silva, localizada no Assentamento Vila Izabel, no distrito do Cajueiro Velho, em Ibicaraí, o Projeto Ação Rural, com a participação das secretarias de Assistência Social, Saúde e Agricultura, que ofereceram diversos serviços para a comunidade.

A Secretaria de Assistência Social levou as equipes do CRAS, CREAS, SCFV e Bolsa Família, que ofereceram diversos serviços como emissão de RG, Certidão de Nascimento, Carteira do Idoso, Passe Livre, encaminhamento para o Bolsa Família, além do atendimento de uma Psicóloga e uma Assistente Social.

A Saúde levou, além de uma médica e a equipe do NASF (que fez atendimento nutricional e psicológico), orientação odontológica para adultos e crianças com a distribuição de 150 kits de escovação, enfermeiras e uma equipe do hospital, para fazer exame de eletrocardiograma e, segundo a diretora do hospital, Débora Habib, mais de 100 pessoas fizeram algum tipo de exames como teste rápido de HIV e Hepatite B, vacinação contra a gripe para idosos e crianças até 5 anos, aferição de pressão e mais de 20 pessoas fizeram o eletrocardiograma.

"A ação de hoje foi muito produtiva. Superou nossas expectativas. O secretário de Saúde, Givanilson Santos (Van) e o diretor do Hospital Arlete Maron Magalhães, Leonardo Céo, estiveram aqui e acompanharam de perto todo o nosso trabalho e nosso esforço para atender a todos da melhor forma possível", explicou Débora.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Alessandra Brandão, esse projeto é um pedido do prefeito Lula Brandão, que quer levar a saúde até o campo, já que o meio rural é carente desses serviços. "Nosso objetivo foi alcançado e todos foram muito bem atendidos. Viemos com uma grande caravana do Social, juntamente com a Saúde”, explicou Alesandra.

“A médica Hanna Araújo atendeu mais de 60 pessoas na ação. No total, foram mais de 150 pessoas atendidas com os diversos serviços que oferecemos na ação. Estou muito feliz e saio daqui hoje com a sensação do dever cumprido. A próxima localidade rural que será atendida com o Projeto Ação Rural será o Jacarandá", finalizou Alesandra.

Segundo o morador Edézio Santos, de 72 anos, que foi beneficiado na ação, é preciso que aconteça pelo menos uma vez por ano essa ação. "Estou muito feliz, pois moro aqui há 21 anos e nunca aconteceu isso nesse acampamento. Aproveitei e fiz até Eletrocardiograma. Só quero agradecer a essa equipe e ao prefeito Lula Brandão", disse.

"Tenho 67 anos e nunca fiz tanto exame de graça. É a primeira vez que a saúde chega aqui na roça. Foram me buscar em casa. Toda a equipe está de parabéns pela educação e o bom atendimento de todos. Muitos que estão aqui não votaram no atual prefeito e ele nos retribui com atenção, trabalho e saúde. Espero que aconteça novamente", disse Valdelino Rocha, morador do assentamento há 11 anos.

A moradora Maurina Otilha Santos, de 66 anos, estava radiante com a ação. "Estou muito feliz com tudo. Ninguém nunca vem aqui e hoje tem brinquedos para a criançada, médica, profissionais da Saúde e da Assistência Social nos atendendo e resolvendo nossos problemas e ainda um farto café, suco, bolo, pão com queijo, aipim na manteiga, depois que somos atendidos. Hoje eu me senti uma pessoa importante. Só quero agradecer", disse Maurina.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!