PRODUÇÃO DE CHOCOLATE NO SUL DA BAHIA É TEMA DE DEBATE NA CÂMARA DE ILHÉUS


A convite do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Gil Gomes, o produtor de chocolate Gérson Marques participou da sessão da terça-feira (13) para apresentar as novas estratégias para o desenvolvimento da região através da cultura do cacau e da produção do chocolate.

Em seu discurso, o produtor traçou um panorama desde o início da produção de cacau até os dias atuais. Segundo ele é necessário traçar metas para salvar a cacauicultura, que foi criada aqui na região. “A nossa região sofreu muito com a chegada da vassoura de bruxa, mas antes dela, a queda na produção de cacau já havia afetado vários setores que trabalhavam com o fruto”.

O cenário de crise forçou os produtores a buscarem uma nova saída, pois a produção e exportação de cacau estava em desvantagem em relação aos países africanos que se tornaram os maiores produtores do mundo. A região hoje conta com cerca de 40 pequenos produtores, que estão inovando o método de produção, colheita, secagem e fermentação do cacau. Tais mudanças agregam valor ao produto e o transformam num concorrente forte no mercado internacional.

A Associação de Produtores de Chocolates de Origem do Sul da Bahia (Chocosul), da qual Gérson é presidente, tem uma ano de existência e busca o selo de indicação geográfica, rótulo que mostra a origem do produto, reconhecendo a qualidade na produção como é o caso da Cachaça de Salinas, único produto que possui esse selo na Bahia. Há alguns anos o município exportava apenas a matéria prima e hoje pode ver o produto chocolate inserido no mercado internacional. Atualmente uma produção de chocolates finos tem voltados os olhos do mundo para Ilhéus. :: LEIA MAIS »

Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!