Feira de Santana terá curso superior de Engenharia Mecatrônica



Desenvolver robôs, criar máquinas de operação autônoma ou fabricar produtos automatizados. Essas são apenas algumas das possibilidades de atuação de um profissional de Engenharia Mecatrônica. O curso é umas das novas ofertas da Universidade Salvador – Unifacs em Feira de Santana para o segundo semestre de 2017. A instituição realiza prova de vestibular no dia 6 de agosto e as inscrições podem ser feitas através do site www.unifacs.br. Em crescente demanda no mercado de trabalho, a Engenharia Mecatrônica é o ramo da Engenharia que utiliza a mecânica e a eletrônica, com auxílio de sistemas computacionais, para a fabricação de produtos e controle de processos industriais e comerciais. A área de atuação é diversificada, com espaços em indústrias como automobilística, aeronáutica, naval, eletroeletrônica, energia, processos, petroquímica, petróleo e gás e até mesmo médica.

Com duração de cinco anos, o curso promove o programa de trabalhos interdisciplinares ARHTE (Arquimedes, Robert Hooke & Thomas Edison), que tem como objetivo incentivar a aplicação prática dos conceitos teóricos abordados em sala e a pesquisa autodidata para a concepção e construção de protótipos, permitindo que os estudantes realizem atividades nas áreas de robótica, automação e tecnologia em geral. As aulas acontecem no campus da Unifacs localizado na Rua Rio Tinto, 152, Santa Mônica e nos laboratórios de Robótica, Circuitos Elétricos e Eletrônica, Controle, Automação e Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, CAx, Máquinas Elétricas, Térmicas e de Fluxo e Processos de Fabricação, Ensaios Mecânicos e Manufatura, localizados Campus Boulevard, na Rua Santos, 380, Caseb.

Inspirado no robô Curiosity, lançado a Marte pela Nasa em 2012, o Amazon-e, robô criado e desenvolvido por estudantes baianos, foi vencedor na 4ª edição do Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia Robótica, competição internacional sediada, pela primeira vez, em Salvador, em maio desse ano. Formada pelos alunos Brunno Brito, Jander Pereira, Lucas Leite e Maurício Rodeiro, dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Unifacs Salvador, a equipe desbancou outros cinco grupos finalistas da Espanha, Malásia, México, Turquia e do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!