Índia elege dalit como presidente pela 2º vez


Ao todo, 4,8 mil políticos votaram por uma população de 1,3 bilhão de pessoas, em eleição realizada na última segunda-feira (17), mas cujos resultados só foram divulgados na quinta (20)


O dalit Ram Nath Kovind, 71 anos, foi eleito o novo presidente da Índia e será o segundo representante dessa casta a exercer o cargo de chefe de Estado no país.


Ex-governador de Bihar e candidato da coalizão de centro-direita guiada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, Kovind recebeu 64% dos votos no colégio eleitoral, que é formado pelas duas casas do Parlamento e pelas assembleias legislativas de todos os estados.

Ao todo, 4,8 mil políticos votaram por uma população de 1,3 bilhão de pessoas, em eleição realizada na última segunda-feira (17), mas cujos resultados só foram divulgados na quinta (20).

A postulante da oposição, a também dalit Meira Kumar, aliada de Sonia Gandhi, teve 34% das preferências. Kovind tomará posse no próximo dia 25 de julho, substituindo Pranab Mukherjee, para um mandato de cinco anos.

Pela primeira vez na história indiana, os dois candidatos eram da casta dalit ("intocável"), a mais baixa e oprimida da pirâmide social do país. Embora o grupo continue sendo alvo de preconceito, esse tipo de discriminação é proibido por lei desde a década de 1950.

O primeiro presidente dalit da Índia foi K.R. Narayanan, que exerceu o cargo entre 1997 e 2002. Com informações da ANSA.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!