Eduardo Salles participa de reunião para discutir fortalecimento da pesca na Bahia



O fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura com ampliação das ações governamentais, em parceria com entidades do setor pesqueiro e aquícola, foi o objetivo da I Reunião Técnica Operacional, realizada na Bahia Pesca, nesta segunda-feira (28), e que contou com a participação do deputado estadual Eduardo Salles. O encontro articulado pelo presidente da empresa, Dernival Oliveira, teve a colaboração do ex-presidente da Federação dos Pescadores, Zé Carlos da Pesca e dos assessores técnicos da Bahia Pesca, Marcos Rocha e Jorge Figueiredo, e a presença de 25 lideranças de colônias.

Os pescadores relataram a dificuldade do acesso ao crédito, paralisação de projetos estruturantes, fragilidade nas condições de comercialização do pescado, dentre outros problemas que enfrentam para a subsistência do pescado.

Diante deste cenário, a Bahia Pesca apresentou um quadro de investimento do IDESPA (Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico da Pesca e Aquicultura), composto por 11 projetos, e da ordem de R$ 10 milhões proposto para auxiliar na estruturação do quadro da pesca na Bahia. Os valores são contemplados por meio de editais do Bahia Produtiva da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).

Segundo o deputado Eduardo Salles, a elaboração de projetos pelos pescadores são um importante passo para o crescimento do setor e ainda pontuou a necessidade de dar protagonismo à atuação de jovens e mulheres nas associações. “Temos que fazer projetos estruturantes e com capilaridade para atender todos os municípios que venham a ser beneficiados pelos editais. Outro ponto a ser observado, é a importância de inserir mulheres e jovens empreendedores no trabalho das associações, pois dessa forma, será possível atender um dos principais critérios de seleção dos editais da Bahia Pesca, hoje”, avalia o parlamentar.

De acordo com Dernival Oliveira, a apresentação do projeto aos pescadores é uma fase inicial para que também possam ser feitas contribuições às propostas. “O plano é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e da aquicultura. Estamos apresentando e ouvindo os pescadores e aquicultores. Outras reuniões com lideranças de colônias ainda serão realizadas para que ao final possamos definir quais propostas serão transformadas em projetos”, explica Oliveira.

Eduardo Salles afirmou que irá acompanhar o processo de discussão e fazer contribuições à iniciativa. “Como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia estarei sempre presente e atento às demandas do setor, em busca de ações que melhorem a vida de milhares de famílias que dependem destas atividades para o sustento e crescimento profissional”, conclui Eduardo Salles.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!