Prefeitura recupera iluminação pública e valoriza beleza arquitetônica de Ilhéus


Para além da melhoria do sistema de iluminação pública, que já ultrapassou a marca de mil lâmpadas substituídas em um mês, prédios públicos de Ilhéus começam a receber iluminação cênica, valorizando os traços e as formas do rico acervo arquitetônico da histórica cidade de 483 anos de fundação. A Prefeitura de Ilhéus estima chegar setembro com os principais monumentos da cidade iluminados e o Centro Histórico mais atrativo para os moradores locais e para os visitantes.
No Calçadão Jorge Amado, já ganharam iluminação cênica a casa onde morou o mais famoso escritor da cidade, e o Teatro Municipal, localizado na alameda Pedro Mattos. O Palácio Paranaguá recebeu esta semana um colorido a mais, que destaca sua importância arquitetônica e histórica. O palácio foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. É um dos símbolos da opulência que existiu na região durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas construções do interior do estado.
Espaços públicos como a Praça J.J. Seabra – uma homenagem da cidade ao jurista e ex-governador da Bahia – ganharam lâmpadas led que passaram a destacar as peças de mármore carrara que compõem aquele cenário, idealizado pelo intendente Mário Pessoa, em 1924. “Estamos trabalhando para deixar a cidade mais segura e mais atraente, valorizando a nossa história e protegendo o cidadão”, destaca o prefeito Mário Alexandre.
Ação nos bairros e no interior – De acordo com o secretário Jorge Cunha, de Serviços Urbanos, apesar da ação paralela de valorização dos próprios públicos, o atendimento aos pontos públicos por toda a cidade continua intenso, com homens trabalhando dia e noite na substituição de lâmpadas, braços e reatores. A estimativa é de que em Ilhéus – que possui 30 mil pontos de luz nas ruas e avenidas –  ainda existam mil pontos que necessitam de intervenção e recuperação.
Para ajudar na recuperação de pontos ainda não atendidos e na manutenção dos espaços já recuperados, a Prefeitura já disponibilizou o Serviço de Atendimento à População para queixas e reclamações a respeito do sistema. Uma central de informações, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e sábado, das 7 às 14 horas, está à disposição do público através do 0800 7210112. A ligação é gratuita. O procedimento via Serviço de Atendimento à População é simples. O cidadão ou cidadã liga e se identifica. Em seguida informa fone de contato, rua e referência do poste onde se encontra o defeito. É gerado um protocolo, cujo número é repassado ao usuário. A equipe da empresa terceirizada tem um prazo médio de dois dias úteis para a resolução do problema. 
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