Setembro Verde sensibiliza população de Itabuna para importância da doação de órgãos



Terá início na próxima quinta-feira (1º) o Setembro Verde, campanha que visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Ao longo de todo o mês de setembro, a Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna (FASI), através da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (OPOHBLEM), estará realizando uma série de atividades em prol da campanha, que ocorre em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

Dentre as atividades que serão realizadas durante a campanha estão a realização de palestras informativas, capacitações com profissionais que atuam na captação de órgãos, além do plantio de árvore no Centro Administrativo Firmino Alves para simbolizar o dia do doador. Outra atividade que compõe a programação é o passeio ciclístico do Setembro Verde, a ser realizado no dia 30, que marcará o encerramento da campanha.

Ao incentivar as campanhas que objetivam aumentar o número de doadores de órgãos, a gestão do Prefeito Fernando Gomes tem reafirmado o compromisso para zerar as filas de espera por transplantes. A presidente da FASI, Márcia Rodrigues, considera que é fundamental estimular essas ações de conscientização das pessoas quanto à importância de se tornar doador, visto que é uma atitude que pode salvar muitas vidas.

O estado da Bahia apresenta uma fila de espera estimada em 970 pacientes aguardando pelo transplante de córneas. Diante de tal cenário, a enfermeira da OPOHBLEM, Adriana Malta de Figueiredo, ressalta que é preciso a mobilização de todos em torno das campanhas que pautam a redução desse índice. A enfermeira lembra que, para ser doador, a pessoa tem que manifestar essa vontade para a família.

Segundo a Central de Transplantes da Bahia, no estado existem 802 pacientes aguardando por um transplante de rim, 51 de fígado e 03 de pulmão. No Brasil, são mais de 40 mil pessoas à espera por doações.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!