Coreia do Sul construirá submarinos nucleares e satélites espiões



As autoridades sul-coreanas estão avaliando a possibilidade de construir submarinos nucleares para conter a Coreia do Norte.


Nas suas recentes conversações, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, acordou com seu homólogo estadunidense, Donald Trump, reforçar a defesa conjunta dos aliados contra a Coreia do Norte através da "aquisição e desenvolvimento dos meios de defesa mais avançados" ou implantação de armamentos estratégicos do Exército dos EUA no país asiático.

Segundo militares sul-coreanos citados pela agência Yonhap, esse fortalecimento representa para o país uma boa oportunidade de melhorar as capacidades do seu armamento. Além disso, a Administração do presidente Moon considera a obtenção de submarinos nucleares um passo importante para conter a Coreia do Norte.

Nessa conexão, alguns especialistas opinam que a Administração Trump poderá vender ou arrendar à Coreia do Sul seus antigos submarinos da classe Los Angeles. No entanto, um responsável militar sul-coreano descartou tal possibilidade, apontando que "os EUA nunca venderam um submarino nuclear a um país estrangeiro".

"Se decidirmos vir a tê-los, será um desenvolvimento nacional", aponta o especialista, destacando que a Coreia do Sul é capaz de construir seus próprios submarinos nucleares dentro de cinco anos.

Outro meio militar que Seul poderá adquirir são satélites espiões, informa a agência. Atualmente, o Exército sul-coreano depende dos EUA quanto à obtenção de informação via satélite sobre as bases de mísseis ou locais de testes nucleares da Coreia do Norte.

Assim, de acordo com o militar, "em breve terão que ser estabelecidas as prioridades e decididas as formas de as alcançar, ou seja, através de desenvolvimento ou de compra". Com informações do Sputnik News.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!