Profissionais de saúde de Barro Preto passam por treinamento sobre operacionalização do PEC


Os profissionais da Atenção Básica de Barro Preto estão sendo treinados sobre o funcionamento e operacionalização do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e-SUS AB, plataforma que padroniza os dados dos usuários e torna o serviço mais eficiente por meio da informatização. Hoje (31), na sala de informática da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o treinamento com o recepcionistas e técnicos  em enfermagem.
A capacitação, que ocorre até a próxima terça-feira (05/08) nos turnos manhã e tarde, está voltada para todos os profissionais que trabalha na Equipe de Saúde da Família (recepcionistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros, atende de consultório odontológico, odontólogos e médicos) que atuam nas três Unidades de Saúde da Família do município. “Estamos orientando e tirando dúvidas sobre o PEC, que foi lançado no início no início de 2013 é que só agora o município avança no sentido de tornar o SUS eletrônico. O PEC trará melhorias significativas para a qualidade do serviço”, conta Maria Gerlane, enfermeira responsável pela implantação e treinamento.“Trata-se de uma ferramenta que facilita o trabalho e otimiza o tempo de acompanhamento dos pacientes, além de permitir que tenhamos acesso a história clínica do paciente e de toda a família. Por isso, é importante que todos dominem seu funcionamento”, afirma.
O e-SUS é uma nova ferramenta de apoio à gestão que o Ministério da Saúde vem implantando no sistema de atenção básica em saúde a nível nacional.
Barro Preto será o primeiro município do sul da Bahia a trabalhar com sistema 100% online, cada profissional terá em seu consultório um computador disponível para acessar os dados dos pacientes e realizar o atendimento online, gerando receita, pedidos de exames e consistente enviando esses dados em tempo real para o datasus no Ministério da Saúde. “O e-SUS permite a realização de trabalhos direcionados, pois oferece dados precisos sobre o perfil e a situação de saúde da população, ajudando a gestão pública na tomada de decisões quando o assunto é saúde”, conta Sarah Ruas, enfermeira coordenadora das unidades de saúde.
Além dos profissionais que atendem na ESF, também estará trabalhando de maneira informatizada os Agentes de Saúde e futuramente os Agentes de Endemias, trabalhando coletando os dados da população barropretense com tablets de última geração, através do aplicativo e-SUS AB Território, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde exclusivamente para ser utilizado no processo de trabalho dos agentes de saúde (ACS/ACE/AAS).
O PEC também possibilitará a geração do Cartão Nacional de Saúde em ambientes com conectividade e, ainda, o acesso ao módulo de acompanhamento da criança e o compartilhamento de prontuários que estejam em uma mesma instalação. Além disso, os relatórios indicam de quais fichas os dados são coletados e apresentam a descrição das informações contidas.
A prefeita Ana Paula está proporcionando aos munícipes e trabalhadores da saúde de Barro Preto um novo modo de fazer saúde, investindo em inovação tecnológica e   garantido um atendimento de qualidade, além de otimizar o trabalho dos profissionais, uma vez que, o PEC melhorara o trabalho diário, ao facilitar o agendamento, o acesso a informação clínica, a emissão de receitas, solicitações de exames e laudos, sendo destinado a todas as categorias profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), finaliza Gerlane.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!