EUA: brasileiro que revelou esquema de pirâmide confessa crime




Depois de revelar um dos maiores esquemas de pirâmide nos Estados Unidos, brasileiro confessou a sua participação no crime. Cléber Rene Rizério Rocha, que segundo informações do G1 teria ajudado as autoridades americanas a encontrarem US$ 17 milhões escondidos debaixo de um colchão, assumiu nesta quinta-feira (19) sua tentativa de lavagem do dinheiro relacionado ao esquema.



Acusado pelos procuradores de tentar ajudar a retirar do país o dinheiro que um co-fundador da TelexFree Inc deixou durante a sua fuga das fronteiras americanas, o homem de 28 anos teria assumido a culpa em um tribunal federal de Boston.

Além de confessar o seu envolvimento na lavagem do dinheiro, ele admitiu as acusações de conspiração. Para cada crime é prevista uma pena de até 20 anos de prisão, mas por sua cooperação com as investigações os procuradores norte-americanos recomendaram a redução na sentença de Cléber Rocha para 40 meses. A decisão deve ser divulgada ainda este ano, em 7 de dezembro.

Entenda o caso

A polícia americana chegou até o imigrante através de uma investigação sobre a empresa TelexFree, do ramo de telefonia via internet, fundada por um americano, James Merrill, e pelo brasileiro Carlos Wanzeler.

Segundo os procuradores, tratava-se de um esquema de pirâmide que gerava uma receita irrisória pela venda dos serviços, mas recebia milhões de dólares de clientes que pagavam para atuar como promotores e publicar anúncios nas redes sociais sobre a empresa. Falida em 2014, a companhia teria infligindo mais de US$ 3 bilhões de prejuízos a quase 1,89 milhão de pessoas no mundo inteiro.

Merril, o sócio americano, foi preso em 2014, condenado a seis anos de prisão pelos mesmos crimes de Rocha (com pena reduzida também por sua cooperação nas investigações). Já o co-fundador brasileiro, Carlos Wanzeler, fugiu para o Brasil e deixou nos Estados Unidos dezenas de milhões de dólares lavados das contas da empresa. Era parte deste montante que Cléber Rocha tentava resgatar.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!