Vacinação antirrábica aconteceu sábado em Ibicaraí







A prefeitura de Ibicaraí, por meio da secretaria de Saúde, realizou no sábado, 30, o dia “D” da campanha de vacinação antirrábica na sede. A vacinação aconteceu das 7h às 17h nas oito unidades de saúde da sede e um ponto de apoio na Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro. Nos distritos, a vacinação acontecerá na terça-feira, 3, nos distritos da Salomeia e Vila Santa Isabel; e na quarta-feira, 4, em Cajueiro Novo e Cajueiro Velho.


Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Letícia Maria Ribeiro, o município tem 4.351 animais e a expectativa é que até o final do mês mais de 3.560 animais (entre cachorros e gatos) sejam vacinados. “A nossa meta e bater 80% de animais vacinados. Estamos elaborando o cronograma de vacinação para a zona rural e pretendemos iniciar a vacinação nas comunidades rurais no início do mês de outubro. Existe um box na feira que está em reforma e em breve voltaremos a vacinar cachorros e gatos às quintas-feiras”.


Raiva - A raiva é uma doença viral que acomete mamífero e pode ser transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou contato com secreções de animais domésticos ou selvagens que estejam infectados. A raiva pode manifestar diversas formas de encefalite e pode levar o paciente à morte. O cão é o principal transmissor da raiva urbana. Outros animais ocasionalmente envolvidos são gatos, macacos e raposas. Nas áreas rurais o morcego é o principal transmissor do vírus da raiva para outros animais, como o gado bovino e equino.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!