Floresta Azul: Escola Estadual Fred Gedeon realizou o VIII projeto olhares.





Na noite do último sábado 18/11, a Escola Estadual Fred Gedeon, através de seus professores e alunos, realizou a oitava edição do PROJETO OLHARES. O Projeto, que é uma criação do professor de história Genivaldo Pereira, vem mostrando cada vez mais a importância do negro e da sua cultura para a comunidade florestense e para o Brasil, de maneira geral.
Durante a programação, vários cantores negros de nome nacional foram homenageados. Entre eles estão: Tim Maia, Wilson Simonal, Gilberto Gil, Carlinhos Brawn, Seu Jorge, Alcione, etc. Além deles, personalidades negras florestenses como Luciana Pérola Negra, Kelvin Bryan e Paulo Leite também foram homenageados e, na oportunidade, cantaram suas músicas para o público presente. Ademais dos cantores da terra se apresentarem, o ex - aluno Caio Cezar e alunos soltaram suas vozes e interpretaram musicas de grande sucesso nacional.
Após as homenagens, um grande desfile com muita criatividade e ousadia mostrou um pouco da beleza negra da cidade de Floresta Azul. Onze casais participaram do desfile temático, voltado para a história afrodescendente; os critérios de avaliação foram simpatia, criatividade e tema. A disputa foi acirrada e o casal vencedor do Garoto e Garota Afrodescendente 2017, com apenas três pontos de diferença do segundo lugar, foi Letícia e Wellington, do 2º ano, que escolheu retratar o tema “Abolição da Escravatura” em sua performance.
Ao blog Floresta Azul News, o professor Genivaldo explicou sobre a importância do projeto e agradeceu aos colaboradores.
“A escola é formada por diversos grupos étnico-racial. Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa.
Espaço oportunizado para que o Colégio possa conhecer a história de personalidades envolvidas na arte e na cultura do nosso país, estado e município, para que a partir daí possa se envolver cada vez mais na filosofia de pertencimento de valorização e de apreciação de nomes que muitas vezes são relegados a pouco e/ou nenhuma apreciação – valorização do que é de fato brasileiro.
OBJETIVO GERAL
- Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos negros, das personalidades afrodescendentes nacional, regional e local, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro através da sua história de vida, da música, da dança, das artes, da literatura, etc.
O projeto foi além do esperado. O desenvolvimento do projeto foi realizado em consonância com os conteúdos propostos e foi desenvolvido através de atividades coletivas e individuais com os alunos em sala de aula através de pesquisas, discussões e debates e com a interação professor e aluno. Algumas atividades foram sistematizadas e realizadas em espaços extraclasse. Este projeto foi acompanhado pelos professores de História e demais disciplinas em consonância com a escola e gestores. Atingiram com êxito todos objetivos propostos. Parabéns a todos os alunos - protagonistas especiais desse processo.
Agradecemos o apoio especial e exclusivo da Prefeitura Municipal de F. Azul, na pessoa da Prefeita Dra. Gicelia Santana e da Secretaria Da Educação. Brilhantismo de um trabalho coletivo. A escola é formada por diversos grupos étnico-racial. Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!