Prefeitura de Ibicaraí apoia e prestigia Programa Despertar






A Prefeitura de Ibicaraí, através da sua Secretaria de Educação, promoveu e apoiou o Programa Despertar, com a finalidade de promover e melhorar a educação no campo.
O Programa Despertar foi criado em 2005, e é realizado pelo sistema FAEB/ SENAR/BA em parceria com prefeituras municipais, tendo como objetivo principal promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores em parceria com uma postura cidadã e socioambiental.
Esse Programa atende aos alunos da Educação no Campo, do infantil ao 9º ano do ensino fundamental, fomentando a Educação Socioambiental com temas como meio ambiente, ética, saúde, cidadania e diversidade cultural.
Dessa forma, o Despertar prepara crianças e jovens do campo, preparando-os para o exercício da cidadania. Para que isso seja possível, o programa possui material didático personalizado atualizado constantemente em parceria com educadores, pedagogos e especialistas.
No último dia 08 de novembro, nas dependências das Faculdades Montenegro, o Coordenador do Programa Despertar Roberto Sena de Carvalho, da prefeitura local, após a realização dos módulos estabelecidos pelo Programa, apresentou os resultados que culminaram com o “Concurso Municipal do Despertar”. Nesse concurso, são contempladas três (03) categorias com critérios diferenciados com atividades relacionadas com o mesmo tema, viver bem no campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida.
Na categoria 01- alunos do 1° ao 3° ano, fazem desenhos e frases, sendo o primeiro colocado premiado com um troféu;
Na categoria 02- os alunos do 4° e 5° ano, desenvolvem um texto dissertativo, sendo o primeiro colocado premiado também com troféu;
Na categoria 03 - alunos do 6° ao 9° ano, dissertam, sendo que, o primeiro colocado recebe também um troféu.
Presentes a esse evento, estavam o prefeito Lula Brandão, a vice-prefeita e Secretária de Educação Adriana Assis o Presidente do Sindicato Rural de Ibicaraí Sócrates Esteves, o Diretor de Meio Ambiente Cochise Assis e a Consultora do SENAR, Helena da Silva Oliveira. Ela é a responsável pelas avaliações das ações no núcleo dez, cuja composição é feita com seis municípios da região sul da Bahia. 
Ao final das apresentações, o Coordenador Roberto Sena, fora bastante elogiado por todos os presentes, entre eles, a consultora do SENAR Helena Oliveira, pela vice-prefeita e Secretária de Educação Adriana Assis e pelo Prefeito Lula Brandão, que elogiou efusivamente o Programa Despertar e os objetivos pertinentes ao mesmo.” Quero parabenizar a todos vocês por esse maravilhoso programa Despertar, pois temos a consciência de que precisamos lutar pela preservação do nosso meio ambiente e cuidarmos melhor das nossas crianças, da preservação das nossas nascentes e que mais projetos como esse “Despertar” venham para melhorar substancialmente o nosso meio de vida”. Disse Brandão.
Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!