Itapé: barragem do rio Colônia tem fechamento de galeria e realiza testes finais de reservação de água



Fechamento de galerias e a realização dos testes de reservação de água marcam a etapa final das obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé. Executada pelo Governo do Estado, a barragem, que tem investimentos de R$ 109 milhões, vai beneficiar mais de 350 mil moradores de Itabuna e cidades vizinhas, além de possibilitar a atração de novos empreendimentos e normalizar a vazão do Rio Cachoeira. Durante visita a Itabuna, o governador Rui Costa anunciou a inauguração da barragem para o mês de abril.

A obra, que está com 97% dos trabalhos concluídos, é considerada fundamental para garantir o abastecimento de água em Itabuna, que nos últimos anos enfrentou uma das piores crises de abastecimento de sua história. A barragem possui eixo com comprimento de 195 metros e altura de 21,4 metros e quando atingir o nível mais alto de acumulação possuirá volume total de 62 milhões de metros cúbicos de água.

O empreendimento inclui ainda a mudança do traçado da Rodovia BA-120, que liga Itapé a Itajú do Colônia, relocação de linhas de energia e construção de casas para as famílias que ocupam a área que formará o espelho d´água, ações já em fase de execução, além da mitigação dos impactos ambientais.

O trabalhador rural Antônio de Jesus Barbosa destaca que “essa é uma obra importante pra toda região, porque a gente não vai mais sofrer com a falta de água”. Para a dona de casa Joana Pereira da Conceição, “Itabuna e Itapé vão ganhar um grande presente com a barragem. É uma conquista para todos nós”. “A barragem vai garantir o abastecimento e contribuir para o desenvolvimento de Itabuna, porque água é um fator primordial para atrair novas empresas”, diz o comerciário Felipe Barreto.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!