SAAE realiza manutenção em quatro reservatórios e conserto no Filtro 3 da ETA em Ibicaraí




O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ibicaraí realizou, durante a última semana, a limpeza de quatro reservatórios e deu início à manutenção do filtro três da Estação de Tratamento - ETA, com a remoção e troca de toda a areia de filtração, recuperação das paredes internas e das canaletas que ficam no fundo dos tanques, além da lavagem e drenagem dos respectivos tanques e reservatórios. 

A ação está sendo feita com recursos próprios, com valor aproximado de 20 mil reais e conta com onze homens trabalhando. Segundo o diretor do SAAE, Ronaldo Jorge Luz, o serviço é complexo e ainda não acabou por conta do feriado de Carnaval.

“Fizemos uma primeira manutenção em maio do ano passado, pois a situação estava crítica. Esse ano o prefeito Lula Brandão pediu que melhorássemos o fornecimento e a qualidade da água fornecida pelo SAAE. Resolvemos então investir de forma responsável e dentro da nossa realidade, fazendo a manutenção dos tanques e recuperando o Filtro 3, que deve ficar pronto até o dia 20 desse mês. Peço a compreensão da população, pois estamos trabalhando para melhorar a qualidade da nossa água. Vale ressaltar que já foi feita a licitação de 300 tubos de seis metros, totalizando 1800 metros para a rede de água do Córrego Grande. Acredito que até março começaremos esse serviço”, disse Ronaldo.

Segundo o Responsável Técnico pelo tratamento e distribuição de água da Estação de Tratamento – ETA, Rubens Machado, esse importante trabalho que está sendo feito na ETA irá melhorar a qualidade da água do município. “Quanto à coloração escura da água, é proveniente do capim braquiária, que fica nas margens da represa do Luxo. Posso garantir que nossa água é bem tratada, respeitando as recomendações técnicas exigidas. Nossa água é de boa qualidade e com os investimentos que estão sendo feitos no Córrego Grande vamos usar menos a água do Luxo”, disse Rubinho.

Recuperação dos filtros - O processo de recuperação dos filtros consiste na remoção de toda a areia de filtração do fundo do tanque, chamada leito filtrante. Depois da areia removida, ela é reclassificada (peneirada e limpa) e volta para o filtro. Dessa vez, está sendo substituída a areia especial de filtração usada para o processo de filtragem e diminuição da turbidez da água por uma nova. 

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!