Prefeitura de Ilhéus presta homenagem às mulheres no Dia Internacional da Mulher



“Maria e Maria”, de Milton Nascimento, “Trem Bala”, de Ana Vilela e “Era uma vez”, de Kell Smith, foram às músicas que abriram a programação especial, na manhã desta quinta-feira (8), no Teatro Municipal de Ilhéus, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e emocionaram cerca de 400 mulheres, na interpretação singular da cantora, Jacque Barreto. Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e apoio das secretarias de Cultura, Educação e Saúde, esse ano, o tema abordado foi “Sou Mulher! Sou Responsável pela minha história”.

“Por trás de cada mulher, existe um ser humano. Somos fortes em todos os sentidos, em casa, no trabalho, na família, no casamento. Vencemos todos os dias. Desejo que todas as mulheres se renovem interiormente a cada dia. Precisamos ter voz, voz em todos os locais”, falou emocionada e parabenizando todas as mulheres, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão.

Durante a programação, mulheres assistidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Norte, Sul, Oeste, Olivença e Vilela deram depoimentos sobre suas histórias de vida. Histórias de superação, de mudança, de otimismo, de força de coragem.

“Mudei completamente minha vida. Era casada e sofria com um casamento abusivo, foi então que resolvi mudar minha história. Comecei a estudar, criei minha empresa, casei com outra pessoa e hoje estou feliz com minha vida. É sempre tempo de recomeçar”, declarou, Andreá Santos, 46 anos, estudante de Serviço Social.

Da mesma forma, Dona Luzia Lopes, de 64 anos, relatou durante a programação, ser feliz com a vida que escolheu pra si. “Sou aposentada, cuido da casa, faço atividade física, não paro, só sempre assim, disposta, sorridente, vivo a vida que quero”.

Ainda encantando as homenageadas, a atriz Bárbara Lima, apresentou a esquete teatral “Sou Mulher”. Interpretando um anjo, com sua força vital, mostrou como é o papel da mulher, que são mães, amigas, irmãs, protetoras, profissionais, sempre cuidando de todas que estão à sua volta. 

As comemorações iniciadas na última terça-feira (6), na sede da SDS, tiveram diversas atividades educativas e informativas, palestras de saúde da mulher e higiene; nutrição; empoderamento feminino e autonomia; combate a violência; atendimentos jurídicos; vacina; teste de HIV; atividade física; bazar solidário; sorteio de brindes e lembranças.

O evento teve apoio de todas as equipes da rede de Proteção Básica (Cras) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Média Complexidade (Centro de Referência de Atendimento à Mulher – Cram) e Alta Complexidade (Rede de Abrigamento) da secretaria de Desenvolvimento Social, e apoio da OAB – Subseção Ilhéus.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!