IBGE: População Autodeclarada Preta Sobe Quase 22% Em 5 Anos No Brasil.


O número de brasileiros que se declara preto subiu 6% de 2016 para 2017, atingindo 17,8 milhões de pessoas, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (26). O aumento vem sendo observado desde 2015, quando os brancos deixaram de ser maioria no Brasil. O número de cidadãos autodeclarados pardos também aumentou no período. De acordo com a pesquisa, subiu 1%, totalizando 96,9 milhões. Já o número de brancos caiu 0,6%, para 90,379 milhões.

“Essa tendência, de queda dos brancos e aumento de pretos e pardos , foi observada em todas as grandes regiões do país”, afirmou a gerente da pesquisa Maria Lúcia Vieira ao G1.

Comparando com o início da realização da pesquisa, em 2012, os autodeclarados pretos cresceram 21,8%. Já o total de pardos aumentou 7,7% e o de brancos caiu 2,4%.

De acordo com o IBGE, a miscigenação de raça não justifica a mudança. “A miscigenação explicaria o aumento da população parda, não na autodeclaração da cor preta”, justificou.

“Esse movimento tem a ver tanto com as políticas de afirmação de cor, que motivam as pessoas a se reconhecerem com determinada cor ou raça, como pode ter influência até mesmo das políticas de cotas”, explicou a especialista.

A população brasileira aumentou 0,8% de 2016 a 2017, para cerca de 207 milhões de pessoas, segundo o levantamento.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!