11 Dissidentes Das FARC São Mortos Em Operação Militar Na Colômbia.


Onze dissidentes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foram mortos numa operação militar no sul do país, que fez também dois feridos, anunciou o ministro da Defesa colombiano, Luis Carlos Villegas, nesta segunda-feira (28).


A operação ocorreu no domingo à noite onde onze pessoas morreram, entre os quais um menor recentemente recrutado à força", disse o ministro, citado pela mídia local.

Estes 13 combatentes pertenciam à 7.ª frente das FARC, comandado por Edgar Salgado, também conhecido como Rodrigo Cadete, chefe guerrilheiro que rejeitou o acordo de paz assinado no final de 2016 e que levou a mais antiga rebelião das Américas a depor as armas e a converter-se num partido político sob o mesmo acrônimo.


Os rebeldes desta frente são acusados de envolvimento na morte de dezenas de militares e civis, assim como no rapto e desaparecimento de membros das forças da ordem antes do desarmamento da guerrilha, segundo os serviços secretos militares.

Rodrigo Cadete é também suspeito de tráfico de cocaína e de coltan, um mineral utilizado na produção de tecnologias, com destino à Venezuela e ao Brasil.

Sem comando centralizado, os grupos de divergentes das FARC operam em várias zonas da Colômbia e as forças armadas colombianas estimam que contem cerca de 1.200 combatentes, entre ex-guerrilheiros que rejeitaram o acordo de paz e novos recrutas.

As autoridades têm intensificado as operações militares contra estes membros desde que a frente Oliver Sinisterra, comandada por Walter Artizala, conhecido como "Guacho", raptou em 26 de março e depois assassinou uma equipe equatoriana de jornalistas.

Apesar de o acordo com as FARC ter levado a uma diminuição da intensidade do conflito armado, outros grupos ilegais e do Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha ativa do país, disputam o controle do território, especificamente do tráfico de droga. Com informações da Lusa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!