Coreia Do Norte Acusa EUA De Tentar 'Arruinar' Diálogo Com Seul.


A Coreia do Norte acusou, neste domingo (6), os Estados Unidos de levarem adiante uma "perigosa tentativa" de arruinar a aproximação entre Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.


Em entrevista à agência oficial "KCNA", um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang criticou a posição da Casa Branca de que a abertura ao diálogo por parte de Kim se deva às sanções impostas por Washington. Além disso, os EUA dizem que só reduzirão a pressão quando a Coreia do Norte entregar todas as suas armas nucleares.



Segundo Pyongyang, tratam-se de afirmações "enganosas". "Os EUA estão deliberadamente provocando a República Popular Democrática da Coreia", declarou o porta-voz, que não é identificado pela "KCNA".

De acordo com ele, a Casa Branca está promovendo uma "perigosa tentativa de arruinar a atmosfera de diálogo e levar a situação de volta para o início". "Não seria bom se os EUA entendessem a intenção de paz como um sinal de fraqueza", acrescentou.

Na guerra de narrativas entre Washington e Pyongyang, Donald Trump tenta creditar a abertura do diálogo às sanções e à pressão sobre a China, enquanto Kim dá a entender que seu programa nuclear já atingiu um nível suficientemente avançado para garantir a manutenção do regime.

Os líderes devem se encontrar no início de junho, para dar sequência à histórica reunião entre Kim e Moon, realizada no último dia 27 de abril e na qual as duas Coreias se comprometeram a assinar um acordo de paz ainda em 2018.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!