Ex-Nadadora Diz Que Federação Encobriu Abuso Sexual e Processa Entidade.


A ex-nadadora norte-americana Ariana Kukors Smith acionou na Justiça nesta segunda-feira a USA Swimming, a federação americana de natação, por ter supostamente encoberto caso de abuso sexual da qual ela diz ser vítima quando era adolescente. Na ação, ela afirmou ter sido vítima de aliciamento e abuso sexual por parte do seu então treinador Sean Hutchison.


Na ação, a ex-nadadora olímpica diz que dirigentes da USA Swimming tinham conhecimento das investidas do técnico, mas preferiram encobrir o caso. Segundo Kukors, ela começou a ser aliciada por ele quando tinha 13 anos. Depois, ele teria passou a tocá-la e beijá-la quando tinha 16. Um ano depois, o técnico teria iniciado as investidas sexuais mais abertas.

Os episódios de abuso teriam acontecido num clube onde ela treinava na cidade de Seattle. Mas a ação judicial foi iniciada na Corte Superior de Orange County, na Califórnia. Hutchison nega as acusações.

A nadadora se aposentou em setembro de 2013 após disputar a Olimpíada de Londres-2012, quando foi quinta colocada na final dos 200 metros medley. Em Mundiais, ela tem medalha de ouro tanto em piscina curta quanto na longa, na mesma prova e também nos 100 metros medley.

A ex-atleta, atualmente com 28 anos, também está processando o técnico Mark Schubert, da equipe olímpica dos Estados Unidos, ao alegar que ele não denunciou os abusos.

Procurada pela agência de notícias Associated Press, a USA Swimming diz respeitar a coragem da ex-atleta em fazer a denúncia e avisou que está em contato com o departamento jurídico da entidade. Com informações do Estadão Conteúdo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!