Presidente iraniano vai à China em junho para salvar acordo nuclear



O Presidente iraniano, Hassan Rohani, vai participar de um encontro com os seus homólogos chinês e russo em junho, na China numa tentativa de salvar o acordo nuclear, ameaçado recentemente pela retirada dos EUA, foi anunciado em Pequim, nesta segunda-feira (28).


"O Presidente Rohani vai se reunir com o homólogo chinês Xi Jinping à margem dao encontro de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) em 09 e 10 de junho, em Qingdao", disse o ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi.

"O presidente russo, Vladimir Putin, também estará presente no encontro", disse Wang.

A Organização de Cooperação de Xangai (SCO) é uma instituição regional intergovernamental que reúne oito países, incluindo as antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, Rússia, China e Índia. O Irã tem estatuto de estado observador.


O ministro chinês não disse se o acordo nuclear com o Irã estará na agenda do encontro.

A UE, a China e a Rússia querem que o país iraniano permaneça no acordo. No entanto, Teerã disse esperar ações concretas dos europeus para decidir se a resolução pode ser salva.

O acordo foi concluído em julho de 2015 entre o Irã e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido --, mais a Alemanha) e visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o país não desenvolva armas nucleares.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em 08 de maio a retirada dos Estados Unidos do acordo, destinado a impedir a República Islâmica de se dotar de armas nucleares, por considerá-lo muito brando. Com informações da Lusa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!