Audiência apresenta projeto e define início da reforma e revitalização da Feira Livre e Mercado de Carnes em Ibicaraí





Aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 13, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma Audiência Pública para apresentação do projeto de reforma e requalificação da Praça da Feira e do Mercado de Carnes. A assinatura desse convênio é da ordem de R$ 1.497.000,00 (um milhão e quatrocentos e noventa e sete mil reais) e aconteceu no mês de maio desse ano, na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-BA), em Salvador, e irá revitalizar todo o espaço da Feira e Mercado de Carnes.

A audiência teve início com o prefeito Lula Brandão falando da conquista desse recurso junto ao Governo do Estado e do empenho do Governador Rui Costa e do Deputado Federal Josias Gomes, que foram responsáveis diretos pela escolha de Ibicaraí como uma das seis cidades beneficiadas. Em seguida o Engenheiro Civil Daniel Araújo, da empresa Projetus (Empresa ganhadora da licitação para reforma do espaço), apresentou o projeto - em 3D - de como ficará o Mercado de Carnes e o espaço da Feira Livre.

Um grande público lotou as dependências do plenário da Câmara e assistiu atentamente toda a apresentação e explicação do engenheiro. Segundo Daniel Araújo, Ibicaraí foi uma das seis cidades baianas que foram contempladas com esse recurso. “A Feira e o Mercado de Carnes serão revitalizados com as devidas divisões e respeitando as normas técnicas. Todo o espaço será coberto e dividido com gradeado e portões para entrada e saída. O piso será todo trocado e será feito todo um serviço de drenagem com grelhas para não acontecer alagamentos. Faremos toda a parte elétrica e hidráulica. Todo o saneamento básico do local será refeito. O Mercado de Carnes será praticamente refeito, com novo piso e cerâmica nos boxes. O projeto prevê um tempo estimado de um ano e o espaço será todo modernizado”, disse o engenheiro.

Na parte final da audiência o prefeito apresentou três opções para a realocação dos feirantes: a primeira seria levar toda a feira para o espaço da antiga Coca-Cola, opção que foi reprovada por todos. O prefeito apresentou uma segunda opção, onde todos seriam realocados para a Praça do Ressurgir, que também foi amplamente reprovada, e por último foi colocado a terceira opção, onde o espaço seria reformado por etapa (módulos) e teria início pelo Mercado de Carnes, onde os açougueiros seriam relocados para a área de estacionamento da própria feira. Essa opção foi aprovada por unanimidade. Ficou definido também que cada módulo (Secos e Molhados, Frutas e Verduras) seguirão o mesmo processo e serão realocados para o estacionamento. Por último o prefeito fez uma votação simbólica e ficou definido que a reforma terá início no dia 3 de julho, depois das festas juninas e do feriado da Independência da Bahia, para que nenhum feirante tenha prejuízo com esse período de festas juninas.

Além do prefeito Lula Brandão, estiveram presentes na Audiência o Engenheiro Daniel Araújo, o Secretário de Administração José Aristides Sales, a Secretária de Agricultura, Telma Elízia, o Secretário de Governo e Assuntos Institucionais, Givanilson Santos (Van), o secretário de Infraestrutura Thallis Leal, o Controlador Interno Sóstenes Silva, o Procurador Geral do Município, Adriano Carvalho, o Diretor de Agricultura Jessé Matos, os vereador Aroldo Melo, Zuza e Flávio Ramos, o Presidente do Sindicato Patronal Rural, Sócrates Esteves, a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Letícia Maria Ribeiro, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Ibicaraí, Weldon Santana, dezenas de feirantes e açougueiros.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!