Emílio Odebrecht Isenta Marcelo e Diz Que Autorizou Obras Em Atibaia.


O patriarca da Odebrecht, Emílio Odebrecht, enviou carta ao juiz Sérgio Moro, na última quarta-feira (13), afirmando que as tratativas sobre as reformas no sítio de Atibaia, atribuído ao ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal (MPF), são de responsabilidade dele, e não do filho Marcelo Odebrecht (confira a íntegra do documento acima).


De acordo com Emílio, Marcelo nem teria conhecimento sobre o assunto. Conforme destaca o jornal O Globo, o conteúdo do documento contrasta com o depoimento dado pelo patriarca, há um ano, quando não fez questão de poupar o primogênito.

"As mencionadas benfeitorias no sítio foram realizadas com minha autorização, sem qualquer participação de Marcelo. Após receber, via Alexandrino Alencar (ex-executivo da empreiteira), o pedido a ele realizado por Marisa Letícia, autorizei e determinei a execução das referidas obras com os recursos humanos e financeiros advindos da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) em São Paulo e, para tanto, não consultei previamente qualquer outro executivo da Odebrecht, nem mesmo avisei Marcelo sobre o pedido", diz parte do texto.

+ Lava Jato levou ao 'desaparecimento da classe política', diz Gilmar

A carta foi anexada ao inquérito sobre o sítio de Atibaia. O ex-presidente é réu no processo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o MPF acusa o petista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.


A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras, de forma disfarçada, por meio de obras feitas no sítio. O petista nega as acusações.

Pai e filho chegaram a romper relação durante as tratativas de colaboração premiada da empresa. Marcelo teria se sentido injustiçado com o acordo. Eles, no entanto, ainda conforme O Globo, têm feito movimentos de reaproximação. Em abril, divulgaram um comunicado conjunto em que prometiam preservar a empresa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!