Governo Australiano Pedirá Desculpas As Vítimas De Abuso Sexual.


O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, disse que pedirá desculpas às vítimas de abuso sexual. "As vítimas que conheci e as histórias pessoais que ouvi ajudaram-me a compreender, modestamente, a traição destas crianças pelas mãos de instituições que deviam protegê-las", declarou.


O pedido oficial de desculpas está marcado para o dia 22 de outubro em Canberra, acrescentou.

Após uma década de revelações, o Governo australiano sucumbiu à pressão e criou, em 2012, uma Comissão Real de Inquérito para responder institucionalmente a crimes de pedofilia.

Desde então, a Comissão Real foi contactada por mais de 15 mil pessoas que dizem ter sido vítimas de atos de pedofilia em instituições governamentais e privadas, tais como a Igreja, orfanatos, clubes desportivos, escolas e organizações juvenis.

Mais de quatro mil instituições foram implicadas no processo, incluindo muitas entidades católicas, nestes testemunhos ouvidos por vezes em audiências públicas, outras à porta fechada.

A Comissão Real fez 409 recomendações, incluindo a criação de um sistema nacional de apoio às vítimas para lhes proporcionar assistência psicológica e compensação financeira.

A Igreja australiana anunciou, no final de maio, que participará no sistema nacional de compensação para as vítimas de crimes de pedofilia. Com informações da Lusa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!