Polônia Elimina Pena De Prisão Prevista Em Polêmica Lei Sobre o Holocausto.


Parlamento da Polônia aprovou nesta quarta-feira (27) uma nova versão da polêmica Lei sobre o Holocausto, na qual são eliminadas as penas de prisão pelo uso do termo "campos de concentração poloneses", uma norma que tinha provocado uma crise diplomática com Israel e Estados Unidos.


A lei original, aprovada no início deste ano, previa penas de até três anos de prisão pelo uso de tal termo ou por acusar a Polônia de cumplicidade no Holocausto.


A norma tinha sido muito criticada pelos EUA e por Israel, pois ambos consideravam que representava um "desafio à verdade histórica", um ataque à liberdade de expressão e uma tentativa de esconder a cumplicidade, direta ou indireta, de setores da sociedade polonesa nos crimes contra os judeus.


Por sua vez, as autoridades da Polônia justificavam a lei pela necessidade de lutar contra os veículos de imprensa estrangeiros, que frequentemente se referem a Auschwitz e a outros campos de concentração nazista como "campos de concentração poloneses", já que ficavam no território ocupado do país.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!