Estado entrega Fábrica Escola do Chocolate em Ilhéus A Fábrica Escola do Chocolate


A Fábrica Escola do Chocolate Nelson Schaun será inaugurada em Ilhéus nesta terça-feira (17), pelo Estado da Bahia, com a presença de estudantes, produtores locais, educadores, autoridades, além de diferentes atores envolvidos com a cadeia produtiva do chocolate. A instalação com capacidade para produção de 800 kg/mês de chocolate e de 2 toneladas/mês de nibs de cacau, tem o selo de Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia fortalecendo os produtores e a economia local; além de investir na formação de aproximadamente 2 mil alunos por ano. O Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e o Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, participam do ato.
A proposta é prover, gratuitamente, a formação profissional, inicial e continuada de jovens entre 16 e 24 anos, que estejam matriculados na educação básica regular da rede pública, além de adultos na modalidade Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A Fábrica Escola do Ceep do Chocolate valoriza e fomenta a vocação de Ilhéus e região na produção de chocolate, fortalecendo e incentivando toda a cadeia produtiva. A ideia é que funcione como uma incubadora, contribuindo para a aceleração de empreendimentos e para o fomento criativo, pois ela vai muito além da formação e da qualificação de profissionais. Além disso, vai agregar valor a um produto local, torná-lo mais acessível, fortalecer a Estrada do Chocolate (Rota do Cacau) e contribuir para a alimentação escolar. Tudo isso, com o selo de Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia, conquistado neste ano, e que reconhece que a região possui características diferenciadas para comercialização de produtos à base de cacau. Destaque também para o Escritório Criativo Territorial (Ceep Ilhéus), que somado à Fábrica Escola, terá o objetivo de fomentar a interlocução entre instituição de ensino, comunidade e empresa; para o centro de informação turística e para a loja que vai comercializar parte do que for produzido pelos aprendizes. Quatro escolas estaduais da região vão se beneficiar diretamente com a inauguração da Fábrica Escola Nelson Schaun, em Ilhéus. Isso porque parte da produção será destinada à alimentação escolar, num esforço que irá envolver capacitação de merendeiras sobre diferentes formas de utilizar chocolates no preparo de alimentos nutritivos e funcionais para as crianças. É importante destacar o teor de cacau das barras cedidas, que são de 35%, isto é 10% a mais do que geralmente é oferecido. A medida, ainda em caráter experimental, vai promover o enriquecimento nutricional para os alunos em escolas públicas, a partir de um alimento local.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!