Desde 1998, PT e PcdoB mantiveram fidelidade eleitoral; PTB, PPS e PRP foram mais 'infiéis'



Há pelo menos 20 anos o PCdoB marcha ao lado do PT nas eleições presidenciais e estaduais da Bahia. Mesmo sem ocupar lugares importantes nas coligações majoritárias do partido do candidato à reeleição Rui Costa (PT) (veja aqui), a sigla comunista se mostrou a mais fiel eleitoralmente no estado apoiando os candidatos petistas nas eleições estaduais de 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Uma relação estável e com espaço para ligeiros flertes dos petistas com legendas do espectro político diametralmente oposto aos comunistas.



Não tão santos assim, o PTB o PPS e o PRP foram os mais “infiéis” na mesma lógica. Foi o que mostrou um levantamento do Bahia Notícias que mapeou as coligações partidárias que fizeram as legendas na Bahia nos últimos 20 anos. O PTB do deputado federal Benito Gama foi o que mais trocou de lado. Indo de um extremo ao outro, o Partido Trabalhista Brasileiro coligou com o DEM em 2018, 2002 e 1998. No meio desse período, o PTB marchou com os petistas em 2014 e 2006. Em 2010, foi a vez de Geddel Vieira Lima, candidato da coligação encabeçada pelo MDB, receber o apoio trabalhista brasileiro.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!