Infraestrutura realiza ação para diminuir impacto ambiental no terreno do lixão de Ibicaraí



A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Infraestrutura, iniciou na semana passada uma ação de alargamento da estrada do lixão, limpeza do terreno e compactação do lixo produzido na cidade e jogado no local. A ideia é melhorar o acesso ao local, sinalizar onde será jogado entulhos de construção, restos de poda e lixo doméstico até o município iniciar o processo de coleta seletiva.

O novo local é provisório, enquanto a atual gestão elabora o Plano Municipal de Resíduos Sólidos com o apoio técnico da Funasa, IFBA e Conder. Esse Plano ajudará no processo de aquisição de um terreno e a implantação de um futuro aterro sanitário no município. Vale ressaltar que na manhã do próximo dia 24 de agosto acontecerá na Câmara de Vereadores de Ibicaraí a Conferência Inicial do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Paralelo a mudança do local do lixão para uma nova área provisória, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, tem buscado soluções para o problema do município, que já se arrasta por décadas. Na quarta-feira, dia 1º de agosto, Lula Brandão visitou a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, e na oportunidade discutiu a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Brandão solicitou a presença de técnicos da Conder em Ibicaraí para fazerem uma avaliação do lixão municipal e a possibilidade de implantação de um aterro sanitário na cidade. Ficou definido que ainda esse ano Ibicaraí receberá a visita dos técnicos.

Segundo o Biólogo da prefeitura, Saulo Araújo, a atual gestão está fazendo essa ação com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo lixão do município. “Ainda não é o ideal, mas já houve a desobstrução da estrada e a compactação dos materiais. Paralelamente a esta atividade o município está buscando implantar a coleta seletiva de resíduos com o intuito de diminuir a carga de materiais gerada diariamente. O prefeito Lula Brandão tem buscado os órgãos responsáveis no Governo do Estado no intuito de que em breve esse problema seja solucionado”, disse Saulo.



Foto: Na foto o Diretor de Infraestrutura, Júnior Galderisi, acompanhado do Secretário Municipal de Cultura, Lucas Cardoso; o Controlador Interno, Sóstenes Santos e o responsável pela empresa de coleta de lixo do município, Dinho de Jesus, vistoriando os trabalhos no terreno.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!