Divulgação dos votos para Presidente começará às 19h do horário de Brasília


A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas, decorrente do fuso horário de duas horas para menos do horário oficial. 


A medida não se aplica para os votos a candidatos ao governo dos estados, que ocorrerão em 13 unidades da federação e no Distrito Federal, além das cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação do mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também foram divulgados em relação ao horário local de cada região. 


A medida do artigo 239 da resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral, de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para Presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília. 


O horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local. Eleitores de 18 a 70 anos devem estar munidos de documento oficial com foto e título de eleitor para votar.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!