Fragilizado após não se reeleger, Aleluia pode perder comando do DEM na Bahia



O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) corre risco na presidência do Democratas no Bahia. Fragilizado depois de não conseguir mais um novo mandato na Câmara dos Deputados, o parlamentar pode ser alvo de um movimento interno para perder o comando estadual da sigla.



De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o pleito deste ano deixou um caldo de insatisfação em relação à forma como Aleluia conduziu o processo eleitoral dentro da legenda. O deputado federal se desgastou ao, na avaliação de candidatos, tentar beneficiar o filho, o vereador Alexandre Aleluia, que concorreu a deputado estadual, não logrando êxito também. 



Nomes ouvidos em reservado pela reportagem relataram que o deputado direcionou recursos do Fundo Eleitoral diretamente a Alexandre, em uma forma de dar musculatura à campanha dele. Por outro lado, deixou outros candidatos “desamparados”, obrigando-os a buscar formas de bancar suas próprias candidaturas. Além disso, durante a campanha, Alexandre teria entrado em bases de nomes que concorriam à reeleição para AL-BA, gerando mais insatisfação ainda dentro do DEM. 



Diante desse cenário, Aleluia começa a ter a permanência no comando do DEM questionada. Internamente, ainda não há movimento consolidado ou em articulação para que ele perca a presidência da sigla. Mas a avaliação é de que, diante do clima de insatisfação no partido, isso é questão de tempo. 



A ideia é que a legenda precisa de lideranças novas e a tradição no país é ter na presidência dos diretórios estaduais figuras com mandato, o que não é o caso de Aleluia. Nesse cenário, nomes como o do presidente da Câmara, Leo Prates, são vistos com bons olhos para a função. Recém-eleito deputado estadual, o democrata foi um dos mais votados da oposição em Salvador. Preenche, portanto, os requisitos: é jovem e tem mandato. E, segundo o que circula nos bastidores, já disse que tem interesse.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!