Morreu nesta sexta-feira na capital do estado o empresário Helenilson Chaves, ele estava já alguns anos enfrentando um problema de saúde. O mesmo tinha 72 anos e foi um dos maiores empresários do interior da Bahia.
Filho do lendário Manoel Chaves, um pioneiro criou o Grupo Chaves e atuou em diversos segmentos em Itabuna, como agropecuária, comércio de cacau, construção civil e telecomunicações, Helenilson seguiu os passos do pai, sendo um dos responsáveis pela criação da TV Santa Cruz e da instalação da primeira empresa processadora de soja, em Barreiras, no então inóspito oeste baiano.
Visionário, Helenilson Chaves implantou o Shopping Jequitibá, na década de 90, em meio à crise provocada pela vassoura-de-bruxa, apostando que Itabuna caminharia para se consolidar como polo de comercio e prestação de serviços. Hoje, o shopping é o maior centro de comércio do Sul da Bahia e passa por um novo processo de ampliação.
Helenilson Chaves também criou a Escola Ação e Cidadania, no bairro da Bananeira, em Itabuna, contribuindo para a alfabetização, capacitação profissional e inserção de centenas de famílias, além de outras ações de responsabilidade social, quando essa palavra nem estava na moda.
O corpo será cremado na tarde deste sábado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.