Tufão Yutu chega às Filipinas com ventos de 150 km/h



Otufão Yutu atingiu nesta terça-feira (30) as Filipinas e provocou danos materiais, como a queda de árvores e casas que perderam os telhados, além de forçar a retirada de milhares de pessoas, de acordo com fontes dos serviços de resgate. A tempestade, que passou ao sul da trajetória do tufão Mangkhut, fazendo dezenas de mortos no mês passado, provocou trombas de água em Luzón, a ilha mais populosa do arquipélago.



Yutu tocou a terra hoje ao amanhecer, com ventos que sopravam a 150 quilômetros por hora, com rajadas de até 210 km por hora. As equipes de socorro estão avaliando os danos causados pelo tufão.

"Nós vemos os ramos de árvores nas estradas, por exemplo, mas são as enchentes que destroem casas aqui", disse à AFP Caroline Haga, porta-voz da Cruz Vermelha, que está na província de Nueva Vizcaya.

"As pessoas precisam de ser resgatadas", indicou ainda a porta-voz. Quase 10 mil pessoas que vivem em áreas baixas deixaram as suas casas antes da chegada do tufão devido ao risco de inundações. Os ventos destruíram casas, telhados ficaram desfeitos e postes de luz e árvores foram arrancados.


Os responsáveis pela gestão de catástrofes disseram que o Yutu é menos poderoso do que o Mangkhut, que provocou a morte de mais de 100 pessoas, a maioria em deslizamento de terra na região de mineração de Itogon.

As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de 20 tufões, que causam centenas de mortes e agravam ainda mais a pobreza que atinge milhões de pessoas.

O Haiyan, um dos tufões mais violentos de sempre, devastou o centro do arquipélago em novembro de 2013, deixando mais de 7.350 mortos ou desaparecidos, tendo ainda deixado sem habitação mais de quatro milhões de pessoas. Com informações da Lusa.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!