Ação Contra Fraudes De R$ 18 Mil Apreende Joias e Arma Em Casa De Luxo Em Busca Vida.


A Operação Mosaico, deflagrada nesta quinta-feira (22), contra fraudes de R$ 18 milhões aos cofres estaduais, apreendeu joias e uma arma em uma casa de luxo no condomínio Busca Vida, no município de Camaçari. No local morava o empresário Marcos Antônio Oliveira dos Santos, apontado como líder da organização, que foi preso. Também foram apreendidos documentos, celulares e dinheiro. A pistola calibre 380 encontrada na casa estava com documentação atrasada.
Além de Marcos Antônio, foram presos o funcionário Romário da Silva Romero, utilizado como “laranja” e o contador José Wildson Moreira dos Santos, considerado o responsável por orientar as estratégias contábeis de fraude ao fisco. Os três mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram cumpridos em Salvador e Camaçari. A ação foi fruto de articulação entre Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual da Fazenda.
Segundo a SSP-BA, cerca de oito pessoas que eram usadas como “laranjas” prestarão esclarecimentos para as equipes da investigação.
O alvo principal foi a empresa varejista de pedras naturais “Gabisa”, acusada de não repassar aos cofres públicos o valor do ICMS cobrado de clientes e declarado ao fisco. A Gabisa, conforme as investigações, cometia três tipos de crime contra a ordem fiscal, o não pagamento do débito fiscal declarado, a sobreposição reiterada de empresas e a utilização de sócios laranjas.
O empresário Marcos Antônio é acusado de criar sucessivamente empresas no mesmo ramo de atividade, que funcionavam por curtos períodos de tempo, e direcionava o débito constituído para pessoas de baixa capacidade econômica e financeira, na maioria das vezes empregados ou ex-empregados das empresas constituídas. Atualmente, o nome fantasia em atividade da empresa é “Dipedrarochas Naturais”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!