'Conquista': Com homenagem, TJ-BA reconhece Mary de Aguiar como 1ª juíza negra do Brasil

A primeira vez que uma mulher negra passou a atuar como juíza foi em 1962 com a posse da magistrada Mary de Aguiar Silva. Nesta quarta-feira (28), cerca de 56 anos depois, ela recebe a Medalha do Mérito Judiciário como forma de reconhecimento.

Sobrinho de Mary, Eli José de Aguiar destaca os preconceitos que a tia deve ter sofrido por ocupar essa posição. "É justamente a afirmação de uma mulher negra que vem de uma origem humilde, que há 50 anos teve que vencer barreiras imensas pra conseguir chegar aonde chegou", afirma, em contato com o Bahia Notícias. Ele conta que veio de Brasília para Salvador apenas para participar da cerimônia, que acontece nesta manhã no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!