Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro faz palestra e exposição sobre a história de Ibicaraí





A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação e o Grupo Escolar Ramiro Berbert de Castro, situado à Rua A, s/n, no distrito da Salomeia, realizou na última semana uma palestra para os alunos daquela escola com o jornalista, professor e historiador regional Waldir Montenegro (Boró), sobre a história de Ibicaraí, desde a chegada dos desbravadores ao território onde era a antiga Palestina, até os dias atuais, e Ibicaraí e seus 66 anos de emancipação política.

Por mais de uma hora Boró falou sobre o nascimento de Ibicaraí, que em tupi guarani significa Terra Santa ou sagrada, e os mais de 100 anos de sua história, do antigo roçado que virou um povoado chamado inicialmente Palestra e depois Vila Palestina, até sua emancipação em 22 de outubro de 1952, virando município de Ibicaraí. Boró contou ‘causos’, falou das figuras ilustres da cidade e aproveitou para falar da produção do seu livro sobre a história da cidade. “Hoje eu tenho material de pesquisa, entre documentos antigos e fotos que dão para produzir uns 20 livros sobre a história da nossa cidade. Quero agradecer a direção da escola pelo convite para falar um pouco de Ibicaraí e a atenção de vocês, alunos”, disse Waldyr.

Durante o dia foi realizada também uma exposição com trabalhos do artista plástico Vicente Correia sobre a cidade de Ibicaraí. As obras retratam os desbravadores e pioneiros que marcaram nossa história, o surgimento da primeira casa, situada na Rua 7; os primeiros pontos comerciais, entre outras. A exposição contou com o apoio dos diretores, coordenadores, professores, o pessoal de apoio e alunos.

“Quero agradecer a todos que colaboraram: os alunos da nossa escola, o jornalista Waldyr Montenegro e o artista plástico Vicente Correia, ao nosso prefeito Lula Brandão e a nossa secretária Jailma Ferreira, a toda minha equipe de professores e funcionários, a minha vice-diretora Helenita do Carmo da Silva e minha Coordenadora Pedagógica, Jaciara Oliveira Borges pelo empenho para que essa ação acontecesse”, disse a diretora Cristina Conceição Silva.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!