Itabuna: Unidos pelo Diabetes lança campanha Novembro Azul



A ONG Unidos pelo Diabetes lançou nesta noite de quarta (31), em Itabuna, a campanha Novembro Azul, mobilização de todos os segmentos da sociedade em torno da prevenção ao diabetes. O lançamento ocorreu no Hospital de Olhos Beira Rio, reunindo autoridades, profissionais de saúde e entidades parceiras.



O principal evento da campanha é o Mutirão do Diabetes, no próximo dia 10 de novembro. Considerada uma das principais ações de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo, o mutirão, que chega à 14ª edição, foi incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes.

Também fazem parte da programação o Aulão Azul, com atividades físicas na Praça Rio Cachoeira, e a Pedalada Azul, com a participação de centenas de ciclistas, no dia 25 de novembro; e a Cidade Azul, que incentiva que espaços públicos, estabelecimentos comerciais e residências sejam iluminados com a cor da prevenção durante todo o mês.

O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, o médico Rafael Andrade, reforça a dimensão nacional do evento, com reconhecimento em outros países, e serve de exemplo para dezenas de cidades. “É gratificante ver uma cidade mobilizada em torno de uma causa que melhora a vida das pessoas”. “Essa é uma ação que orgulha Itabuna e os itabunenses, porque valoriza a saúde, a vida”, disse o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, ressaltando que “o município é parceiro do mutirão e realiza as ações de prevenção nas unidades de saúde durante todos os dias do ano”.

A Rota Transportes está disponibilizando um ônibus iluminado com as cortes e o símbolo do mutirão. O veículo faz o trajeto entre Itabuna-Ilhéus-Olivença, com paradas em locais de grande movimentação. “Nós transportamos pessoas e podemos levar a elas informações que conscientizem para a prevenção do diabetes”, afirma Elaine Carletto, diretora de Desenvolvimento da Rota.

O radialista Orlando Cardoso, um dos ícones da imprensa regional, destaca que “o Mutirão do Diabetes é um dos eventos mais importantes de Itabuna, pelo número de pessoas que atende, notadamente os mais humildes, não só pelo atendimento médico, mas pela conscientização”. A CDL é parceira do mutirão juntamente com outras entidades do comércio. Carlos Leahy, dirigente da CDL, ressalta que o projeto “é uma referência e estamos engajados nessa campanha que beneficia toda a região”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!