Itamaraju: Líder Pataxó morre em acidente na BR-101; 4 ficam feridos



Um líder indígena Pataxó morreu em um acidente em um trecho da BR-101 de Itamaraju, extremo sul baiano, nesta quarta-feira (31). Gilberto Santana Ferreira – que era presidente do Conselho de Saúde Indígena de Itamaraju e conhecido como Tapera Pataxó – era um dos passageiros do veículo que caiu em uma ribanceira na altura do km 297 da rodovia. Segundo o site Radar 64, também estavam no carro os caciques de aldeias de Porto Seguro, Osiel Ferreira Santana e Evanildo Braz, e Jurandir Ferreira de Souza, de outra aldeia de Itamaraju.



O veículo era dirigido pelo agente de saúde indígena Rafael Ferreira Papa. Ainda segundo o site, o cacique Osiel, conhecido como Braguinha, está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Os outros feridos seguem em observação na mesma unidade de saúde. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o condutor do veículo tentou fazer uma ultrapassagem, mas, ao perceber que não haveria tempo para concluir a manobra, tentou retornar para a sua faixa de direção e acabou batendo na traseira de uma caminhonete que trafegava a sua frente.



O indígena será velado e enterrado na aldeia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde moram a mãe dele e irmãos. Nas redes sociais, a morte de Tapera Pataxó foi lamentada. “O povo pataxó está de luto”, escreveram.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!